Fevereiro - 2023 - Edição 288

Marcado para acontecer NARRATIVAS de 29 de abril a 7 de maio, o Flipoços 2023 terá como tema “Literatura e fotografia, as histórias que as imagens não contam”.

Um dos maiores estudiosos do marxismo no Brasil, José Paulo Netto, lançou Da Erótica: Muito além do obsceno (Ed. Boitempo). A obra apresenta, em um alentado ensaio, o universo da vida e da arte de Manuel Maria Barbosa du Bocage, autor português do século XVIII.

Considerado um dos livros de teoria literária mais importantes do século XX, O Sentido de um Fim, de Frank Kermode, chega ao leitor brasileiro, pela primeira vez, através da Editora Todavia, com tradução de Renato Prelorentzou.

A Editora Martin Claret lançou coletânea de novelas Pequenos Redemoinhos, obra inédita da autora italiana Maria Messina (1887-1944), que aborda o drama da emigração do ponto de vista feminino.

Óculos de Cor (Companhia das Letrinhas), da historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, com belas ilustrações de Suzane Lopes, aborda branquitude e antirracismo para leitor infantojuvenil.

Executiva experiente, Paula Harriaca lançou O Poder Transformador do ESG. Como Alinhar Lucro e Propósito (Ed. Planeta), com direcionadores estratégicos de sustentabilidade nos negócios.

Cartas para o Invisível é o novo romance de Lincoln Aramaiko, lançado pela Editora Valentina.

A Editora Todavia publicou Filho de Jesus, livro de contos de Denis Johnson, considerado um dos maiores escritores americanos da sua geração.

Nos doze textos de O Sentido da Liberdade e Outros Diálogos (Ed. Boitempo), publicados pela primeira vez em português, a filósofa e professora Angela Davis dedica-se a analisar a questão que dá título ao livro.

Uma das importantes vozes da nova geração de escritores moçambicanos, Manuel Mutimucuio, lançou Moçambique com Z de Zarolho (Ed. Dublinense), em que fala sobre as repercussões de uma lei que altera a língua oficial do país.

O Vestido de Afiya, do poeta jamaicano James Berry e ilustrações da brasileira Anna Cunha, foi eleito um dos melhores livros infantis pelo jornal The New York Times. Lançado no Brasil pela Ed. Olho de Vidro, com tradução de Marcos Marcionilo.

A produção multifacetada do russo Ievguêni Zamiátin (1884-1937) se encontra em Xis e outras histórias (Carambaia), com cinco novelas que permitem conhecer de perto a prosa experimental do cultuado escritor.

A Menina Linda (Oficina Raquel) oferece diversas facetas da cronista Cidinha da Silva, conhecida por construir seus textos a partir de um ponto de vista essencialmente feminino, preto e periférico.

A Editora Antofágica publicou nova edição de O curioso caso de Benjamin Button, comovente história de F. Scott Fitzgerald que fala sobre a passagem do tempo. A obra chega ilustrada por Julia Jabur, com tradução de Debora Fleck e Mariana Serpa

A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê (Intrínseca), de Ian Fraser, une ficção científica, referências à cultura pop e elementos da vivência nordestina. A edição conta com ilustração de capa e projeto gráfico inspirados pela estética do Movimento Armorial, idealizado pelo saudoso acadêmico Ariano Suassuna.

Um dos raros autores falantes de francês a escolher o Brasil como interlocutor, Tierno Monénembo, nascido na Guiné, lançou Pelourinho (Ed. Nós), sobre a história afro-brasileira, fundada no tráfico e na escravidão.

No livro A Rússia de Putin: A ascensão de um ditador, HQ publicada pela QS Comics, o jornalista gráfico best-seller do New York Times Darryl Cunningham investiga a história por trás do cartel de Putin e sua influência no mundo.

O desafio de criar uma sociedade mais equilibrada e funcional, por meio da educação ambiental, é o tema de Educação Ambiental – Princípios e práticas (Ed. Gaia), de Genebaldo Freire Dias. A obra tem capa idealizada com base em fotos de Sebastião Salgado

Eu já Morri (Ed. Boitempo) é o oitavo livro do paraense Edyr Augusto. Em 17 histórias, a obra retrata com olhar ferino personagens singulares da cidade de Belém.

Apesar do tema impactante, Luciano Pontes adota uma abordagem lúdica e delicada para falar sobre o trabalho infantil em A Terra Ensacada e Outras Histórias (Ed. Melhoramentos).

A ÁfricaContada paraCrianças (Ed. Martin Claret), de Avani Souza Silva, traz fábulas tradicionais africanas recontadas para o público brasileiro

Novas Fronteiras de Risco e Retorno, de autoria da CFA Society (Ed. Lux), busca, de forma simples e objetiva, ajudar investidores a adquirir um olhar mais amplo sobre o impacto socioambiental.

A crítica literária Parul Sehgal, titular da revista New Yorker, é uma das vencedoras do Silvers-Dudley Prize de 2023. Outro vencedor deste ano é o historiador e escritor Timothy Snyder, cujo livro Na Contramão da Liberdade: A guinada autoritária nas democracias contemporâneas foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

O livro Animais Inventores (Melhoramentos), de Christiane Dorion, com tradução de Sandra Pina e ilustrações de Gosia Herba, apresenta animais que inspiraram estudiosos e contribuíram diretamente para o avanço da tecnologia.

As Histórias de Pat Hobby (Ed. Dublinense) trazem contos de F. Scott Fitzgerald, com tradução de Hilton Lima, sobre um decadente homem da “era do jazz” que luta para conseguir trabalho, formando um relato vigoroso de Hollywood e seus tipos.

A técnica de atualização de pensamentos e quebra de padrões prejudiciais é o tema de Perfeição não, felicidade: atualize sua mente, desafie seus pensamentos e livre-se da ansiedade, da ativista e escritora Poppy Jamie (Ed. Melhoramentos).

Em Um Conto para Ser Tempo (Ed. Morro Branco), Ruth Ozeki, vencedora do Woman’s Prize 2022, explora as relações entre leitor e escritor, passado e presente, fato e ficção

Escrita por Bruno Henrique Coelho, O Último Pássaro Daqui (Ed. Saíra) conduz o leitor por uma jornada de reflexões sobre amizade, coragem e finitude da vida.

No livro de contos Pandemônio: Diário da quarentena de um sobrevivente à Covid-19 (Ed. Ventura), o escritor Luiz Otávio Olianir revela como sobrevivemos à pandemia.

A Prefeitura de Paraty (RJ) divulgou, em seu calendário oficial, datas para a 21ª edição da Festa Literária para o mês de julho.