Dezembroo - 2022 - Edição 286

Traduzido para mais de 25 idiomas, Geografia da Fome, um clássico fundador dos estudos sobre a fome, de Josué de Castro, ganhou nova edição pela Ed. Todavia, com texto de apresentação de Milton Santos e prefácio de Silvio Almeida.

Artigos do antropólogo Claude Levi-Strauss, reunidos em Somos Todos Canibais pela Editora 34, revelam abordagens inusitadas sobre assuntos que vão de indígenas brasileiros a Papai Noel.

É um sucesso de vendas a nova edição do livro Bom Dia, Verônica (Companhia das Letras), de Ilana Casoy e Raphael Montes. O título é considerado um marco da literatura policial brasileira, com mais de cem mil exemplares vendidos e uma adaptação pela Netflix

Entre o Céu e o Sal (Ed. Nacional), de Everton Behenck, apresenta uma narrativa distópica que mescla elementos reais com ficção. A capa foi elaborada por inteligência artificial.

Finalista do Prêmio Sesc de Literatura, Fevereiro (Ed. Ventania), de Olga Mello, apresenta 15 histórias sobre jornalistas.

Em Tencent & Ma Huateng (Ed. Batel), a autora Leng Hu mostra a trajetória do magnata da tecnologia chinesa Ma Huateng, eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do mundo

Cinco anos após sua morte, no recém-lançado Educação Natural, Edson Migracielo organiza as memórias póstumas do escritor gaúcho João Gilberto Noll. Em 70 anos de vida e 40 de carreira, Noll venceu seis Prêmios Jabutis.

Na obra Feminismo em Disputa (Ed. Boitempo), as pesquisadoras Beatriz Della Costa, Camila Rocha e Esther Solano apresentam uma minuciosa pesquisa feita com mulheres de vários espectros sociais e ideológicos.

Em uma mistura de ficção científica e análise teórica, 2041 (traduzido por Isadora Sinay para a Globo Livros), obra de Kai-Fu Lee, fundador da Google China, e Chen Qiufan entregam ao leitor dez contos com reflexões sobre as tecnologias.

Uma das ensaístas mais reverenciadas da literatura contemporânea, Joan Didion compartilha uma viagem que ela e seu marido, John Dunne, fizeram por estados americanos, nos anos 1970, resultando na obra Sul & Oeste (Ed. Harper Collins).

Mulher de Palavra: Encantada, mal dita, bem dita (Ed. Paraquedas) é o terceiro livro da escritora, psicanalista e jornalista paranaense Eliane de Christo. A obra costura diversas vivências pessoais e autores de referência, como Clarice Lispector e Manoel de Barros.

A antropóloga e jornalista Helena Celestino apresenta a trajetória e o envelhecimento de oito ativistas, do exílio em 1968 às manifestações de 2018, no recém-lançado livro-reportagem Envelhecer é para as Fortes (Ed. Record).

Em Ao Brasil, com Amor (Ed. Autêntica), os jornalistas Jamil Chade e Juliana Monteiro trocam correspondências escritas entre setembro de 2021 e julho de 2022, às vésperas das eleições brasileiras.

Milhares de Pequenas Sanidades, de Adam Gopnik, publicado pela Alta Cult, com tradução de Jana Araújo, apresenta uma defesa do conceito de liberalismo para as novas gerações.

No livro Sagaz: Encontre seu foco e mude sua vida em 12 minutos por dia (Ed. Principium), uma das maiores autoridades mundiais na ciência do foco, Amishi Jha, apresenta as técnicas mais modernas e eficazes de treinamento cognitivo.

A obra Escritoras Silenciadas (Ed. Macabéa) mostra como algumas autoras importantes em sua época (na passagem do século XIX para o XX) sofreram com o apagamento sistemático de suas obras. Editado em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, o livro é fruto da pesquisa da professora Anna Faedrich.

Em Roosevelt e Lindbergh: Aqueles dias raivosos, obra de Lynne Olson, publicada pela Globo Livros, acompanha o presidente Franklin Roosevelt e o aviador Charles Lindbergh durante os acontecimentos entre 1939 e 1941.

A Editora 100 cabeças lançou A Religião do Capital, de Paul Lafargue, (1842-1911), autor de O Direito à Preguiça, com tradução de Alexandre Barbosa de Souza

Best-seller do New York Times, o romance Amanhã, Amanhã e Ainda Outro Amanhã (Ed. Rocco), de Gabrielle Zevin, explora a potência das grandes parcerias profissionais no universo dos games. A obra está em processo de adaptação para o cinema pelo Paramount Studios.

Depois de 55 anos da publicação, Ópera dos Mortos, de Autran Dourado, selecionado pela Unesco para integrar a coleção de obras representativas da literatura universal, tem nova edição pela Harper Collins com prefácio de Itamar Vieira Júnior

Vencedora do Pulitzer de Ficção por A Visita Cruel do Tempo, Jennifer Egan retomou vários personagens secundários desse best-seller em A Casa de Doces, recém lançado pela Intrínseca. O novo livro retrata a busca de autenticidade e sentido, num mundo altamente tecnológico.

Misturando arte, narrativa e literatura, a obra de Shakespeare ganhou nova perspectiva nos traços do artista italiano Lorenzo Mattotti, que lançou a história de Romeu e Julieta em quadrinhos. No Brasil, saiu pela Ed. Conrad, com tradução de Cassius Medauar.

O Passageiro (Editora DBA), livro de Ulrich Alexander Boschwitz, acompanha a saga de um negociante judeu que tenta de diferentes maneiras escapar do pesadelo do fascismo.

Em O GPS da Vida (Ed. Best Seller), livro de estreia de Paulo Madjarof Julio, o numerólogo das estrelas lança um guia que ensina os princípios da técnica pitagórica, possibilitando ao o leitor poderá montar seu próprio mapa numerológico.

É Tudo uma Questão de Desequilíbrio (Ed. Gente), de Diogo Franco, traz dicas de produtividade, gestão de tempo e relacionamento interpessoal.

Com base em dezenas de estudos e uma pesquisa inédita, Daniel H. Pink desmascara o mito de que uma vida sem arrependimentos é a que vale a pena, em O Poder de se Arrepender: Como avaliar o passado para seguir adiante, publicado pela Objetiva com tradução de Paulo Geiger

Considerada uma das principais autoras de fantasia e ficção científica da atualidade, N.K. Jemisin, primeira autora negra a vencer a categoria principal do Prêmio Hugo, finalizou sua trilogia de estreia – Legado – com o lançamento do último volume: O Reino dos Deuses (Galera Record).