Novembro - 2022 - Edição 285

Depois de dois anos realizada virtualmente, a cerimônia de entrega da 64ª edição do Prêmio Jabuti, este ano, volta ao formato presencial. O evento, que vai revelar os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano, acontece no dia 24 de novembro, às 20h, e trocou o Auditório do Ibirapuera pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Além de liderar a categoria de não ficção da Lista Nielsen PublishNews com Escravidão – Volume 3 (Globo Livros), Laurentino Gomes tem os outros títulos de sua trilogia sobre a escravidão no Brasil na lista que apura autores nacionais mais vendidos.

Em edição revista e ampliada, Luiz Felipe Carneiro conta na obra Rock in Rio: A história (Globo Livros), segredos de bastidores e curiosidades das oito edições brasileiras do evento

Em As Boas Coisas da Vida, obra publicada pela Ed. Seoman, Hunter Biden, filho do atual presidente dos EUA Joe Biden, fala sobre perdas familiares, superação e vitória contra drogas e álcool.

A psicanalista best-seller Elisama Santos, autora de Educação Não Violenta, lançou Mesmo Rio (Ed. Record), romance sobre uma mãe que impacta de formas diferentes a vida de seus três filhos.

O humorista e comunicador André Marinho lançou seu primeiro livro O Brasil (não) É uma Piada, pela Editora Intrínseca.

Depois do elogiado livro de contos Sol na Cabeça, editado pela Companhia das Letras em 2018, o autor carioca Geovani Martins lançou Via Ápia, retratando, mais uma vez, tipos que ele extrai de comunidades do Rio.

A Harper Collins lançou um dos discursos mais importantes da história da humanidade, pela primeira vez, em edição de luxo bilíngue. Eu Tenho um Sonho é um tributo ao líder Marthin Luther King Jr. e a sua contribuição que continua a inspirar as novas gerações a lutarem por justiça e igualdade.

Em novo livro com personagens majoritariamente femininas, Marilene Felinto apresenta um choque de gerações nos dez textos de Mulher Feita e Outros Contos (Fósforo).

Na inédita coletânea Melhores Crônicas, a Editora Global reúne crônicas de José Lins do Rego (1901-1957), um dos mais versáteis escritores da primeira metade do século XX.

A partir de uma vasta pesquisa em fontes históricas diversas, Rafael Freitas da Silva reconstitui a vida de Arariboia (Bazar do Tempo) em uma biografia que apresenta a trajetória deste que é o principal líder indígena do século XVI.

A improvável história de um menino prodígio, nascido no Sertão paraibano, que reverteu um futuro incerto através da arte para se tornar um dos principais pintores do século 19, é apresentada em Além do Ipiranga – A extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas (Cepe-PB), escrita pelo advogado Thélio Queiroz Farias

Mil Anos de Mangá (Estação Liberdade), da nipo-francesa Brigitte Koyama-Richard, como o próprio nome diz, conta a história do mangá, ou das histórias em quadrinhos, percorrendo séculos de arte japonesa até chegar ao cenário de hoje

A CCXP, gigantesca feira geek paulistana, este ano volta ao formato presencial, de 1º a 04 de dezembro, no São Paulo Expo. Definida como o maior festival de cultura pop do mundo, a CCXP espera receber mais de 300 mil pessoas durante os quatro dias do evento.

O livro Literarte – Uma livraria fora da ordem na Ditadura Militar (Ed. Noir), de Gonçalo Jr., apresenta um retrato intenso da livraria que se tornou um símbolo de resistência e coragem para enfrentar a Ditadura

Correio Amoroso: 20 cartas sobre paixões, encontros e despedidas (Oficina Raquel), organizado por Henrique Rodrigues, reúne 20 autores convidados, entre eles João Anzanello Carrascoza, Natalia Borges Polesso e Edney Silvestre.

Thomas Piketty, economista que aprofundou o debate sobre a concentração de renda, voltou às livrarias com Uma Breve História da Igualdade (Intríseca), no qual mostra o percurso da humanidade na marcha rumo à igualdade.

Fooquedeu (Um diário) é o título do instigante diário lançado por Nuno Ramos pela Editora Todavia. Esses “rascunhos”, como o autor os chama, ao longo de 205 páginas, gravitam em torno da experiência brasileira

Com base em pesquisa e experiências clínicas, Ana Beatriz Barbosa Silva argumenta, em Felicidade: Ciência e prática para uma vida feliz (Ed. Principium), que as pessoas deveriam desmistificar a ideia de que os seres humanos são felizes o tempo todo.

Revirando variados acervos e entrevistando pesquisadores, Arthur de Faria apresenta Porto Alegre: Uma biografia musical – Vol. 1 (Ed. Arquipélago).

Em Um Álbum para Lady Laet (Ed. Alfaguara), o pernambucano José Luiz Passos, considerado um dos mais inovadores do país, criou a biografia de uma cantora famosa que caiu no ostracismo.

Inspirada nas jogadoras da seleção brasileira de futebol, Renata Amoedo lançou o infantojuvenil Coisa de Menino?, pela Editora Ubook.

Tendo como pano de fundo fatos políticos do país, desde a era Vargas, Bianca Natividade (Ed. Circuito), de Maria Dolores Wanderley, narra a história de uma jovem complexa.

Mistura de livro com HQ, As Aventuras de Mike 3, criada por Gabriel Dearo e Manu Digilio, publicada pelo selo Outro Planeta, estreou no topo da apuração dos autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento.

Da autora estreante Sarah Penner, A Pequena Loja de Venenos (HarperCollins, com tradução de Isabella Pacheco) é um best-seller internacional que conquistou o público com suas protagonistas fortes e inteligentes.

A Bienal do Livro Bahia recebeu um investimento de mais de R$ 5 milhões. A expectativa é de que 80 mil pessoas circulem pela área de exposição, entre os dias 10 e 15 deste mês, no Centro de Convenções de Salvador.

A Feira Miolo(s), integrante do Circuito Cepe de Cultura, realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), ocorre de 24 a 27 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, em Olinda (PE).

Travessia, sexto livro de Celi Luz, saiu com o selo da Editora Batel.

A nova obra de Michael Wood, História da China (Ed. Planeta), com 800 páginas, é o relato de uma tradição de quatro mil anos, trazendo à tona mistérios que vão desde a Grande Muralha da China à Cidade Proibida.