Setembro - 2021 - Edição 283

Acompanhado de uma exposição com curadoria de Max Perlingeiro, Luiz Carlos Ritter lança, no dia 3 de setembro, a obra Coleção Luiz Carlos Ritter, na sede da Pinakotheke Cultural, em Botafogo. A publicação conta com textos da acadêmica Nélida Piñon, Ricardo Linhares, Ana Cristina Reis, Clélio Costa Alves, Vanda Klabin, além do editor Max Perlingeiro. Sucesso certo.

O Supremo Tribunal Federal lançou o livro e a cartilha Liberdades, com artigos dos 11 ministros, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O prefácio é do ex-ministro José Bernardo Cabral.

Experiências do Rio de Janeiro é o título do novo livro organizado por Bayard Do Coutto Boiteux e Matheus Oliveira, inspirando leitores a saber mais sobre o estado.

O Amor Imaginário, de Denise Emmer, acaba de ser lançado com o selo da Editora 7 Letras

Em Metaverso: Onde você vai viver e trabalhar em breve (Alta Books Editora), Walter Longo e Flavio Tavares apresentam a nova realidade virtual de forma objetiva, para quem busca uma introdução sobre o assunto.

Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, anunciou para 15 de novembro o lançamento mundial de Nossa Luz Interior: Superação em tempos incertos, o novo livro de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA.

Aconteceu Naquele Verão (Ed. Intrínseca), primeiro livro de Tessa Bailey publicado no Brasil, apresenta romance provocante e divertido entre uma it girl e um capitão rabugento.

A Pallas Editora lançou no Brasil O Livro de Deslembramento, 25º título do premiado autor angolano Ondjaki

O ilustrador brasileiro Fido Nesti venceu o Prêmio Eisner (o “Oscar” dos quadrinhos), pela adaptação de 1984, de George Orwell. O ilustrador, que atua há mais de 30 anos como artista gráfico, levou o prêmio na categoria “Melhor adaptação de outro meio” por sua versão do clássico.

Entre as novidades que chegarão às livrarias neste mês de setembro estão uma edição especial de O Cavaleiro dos Sete Reinos (Suma), outra narrativa épica do criador de Game of Thrones, George R.R. Martin e Antropologia Estrutural Zero (Bertrand), que reúne textos inéditos do antropólogo Claude Lévi-Strauss

A Aletria, casa editorial voltada especialmente para o público infantil e juvenil, lançou um novo selo, o Cafuné Edições, segmento voltado para os bebês e para a primeira infância (zero a três anos).

Mãe Rússia, de Lesley Chamberlain, faz uma análise histórica da filosofia russa, suas relações e embates com a filosofia ocidental ao longo dos séculos. A obra ganhou tradução de Renato Aguiar para a Editora Record.

Retrato bem-humorado dos EUA de hoje, Heróis da Fronteira (Companhia das Letras), de Dave Eggers, conta a história de Josie, que parte para o Alasca com os dois filhos pequenos, a bordo de um trailer velho.

Com tradução de Daniel Galera para a Editora Quadrinhos na Cia., Estado Elétrico, do sueco Simon Stàlenhag, alia desenhos hiper-realistas com talento narrativo em uma estética retrô-futurista.

Pássaros na Boca e Sete Casas Vazias (Fósforo) é a reunião de dois volumes de contos da autora Samanta Schweblin, com tradução revisada por Joca Reiners Terron.

Carol Moreira e Mabê Bonafé, que narram histórias policiais reais no podcast Modus Operandi, do Globoplay, lançaram o livro Guia de True Crime (Ed. Intrínseca), onde contam tudo o que acontece numa investigação.

Revolução Sistêmica (Ed. Academia), de Patrícia Calazans, oferece um manual em que se possa atingir um novo nível de consciência e deixar de lado dinâmicas ocultas, vínculos tóxicos e padrões repetitivos.

Para entender o papel determinante que o mosquito teve na evolução da humanidade, o doutor em história pela Universidade de Oxford Timothy C. Winegard desenvolveu um estudo pioneiro e lançou O Mosquito (Intrínseca), apresentando uma narrativa com muitos dados curiosos.

Em Busca da África: Pretitude e modernidade (Ed. Zahar), do intelectual Manthia Diawara, apresenta uma análise aguda da África contemporânea.

O primeiro romance da alemã Katharina Volckmer, A consulta (Ed. Fósforo), ganhou elogios da crítica e comparações com o conceituado autor Philip Roth.

Em O Porquê das Drogas, (Ed. Rua do Sabão), Øystein Skjælaaen, através de estudos em países e culturas diferentes, analisa as percepções sobre a alteração da consciência.

Em seu primeiro livro infantil – Vovó Re Versa (Ed. Literando) – Helen Maria revela dúvidas e alegrias de como ser avó.

Após décadas fora das livrarias, Vagas Notícias de Melinha Marchiotti, a saga em torno da diva Melinha Marchiotti, surge em nova edição, marcando o retorno de João Silvério Trevisan ao catálogo da Record.

A Promessa, de Damon Galgut, romance vencedor do Booker Prize 2021, foi lançado, no Brasil, pela Record.

Carroussel de Histórias, de Marta Barros de Almeida, com ilustrações de Marcia Fialho, teve lançamento promovido pela Editora Lacre.

Os Catadores de Conchas, de Rosamunde Pilcher, que vendeu mais de 10 milhões de exemplares ao redor do mundo, foi lançado no Brasil pela Bertrand, do Grupo Editorial Record.

A Faro Editorial estreou selo exclusivo para quadrinhos. O primeiro título é Galo de Briga, HQ com pegada nostálgica escrita por Mark Pellegrini e desenhada por Mitch Breitweiser.

Até o final do mês, a Tordesilhas lança a edição atualizada de Paulo Leminski, biografia do poeta escrita por Toninho Vaz

Em Filósofas (Maquinaria Editorial), Natasha Hennemann e Fabiana Lessa resgatam mulheres com trabalhos relevantes na Filosofia.

De 24 a 25 de novembro acontece o IV Colóquio Internacional Diálogos Luso-Serfaditas, no Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal.