Breves

por Manoela Ferrari

A acadêmica Ana Maria Machado é uma das nove finalistas do prêmio norte-americano de literatura para crianças NSK Neustadt Prize 2019. A premiação (25 mil dólares) será anunciada dia 09 de outubro, na abertura do Festival Neustadt, na Universidade de Oklahoma.

A escritora sul mato-grossense Raquel Naveira foi muito aplaudida na palestra “VI Ricardo Reis no Rio de Janeiro certa vez”, celebrando os 60 anos da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, no IV Seminário Internacional Encontro das Américas.

De acordo com o presidente da Associação Nacional de Livrarias, as vendas no país continuam preocupando o setor. Bernardo Gurbanov revela que, pelo menos, 20% das lojas especializadas encerraram as atividades nos últimos 4 anos.

Vai até o dia 25 de novembro, a 14ª Bienal Naïfs do Brasil, realizado pelo Sesc na unidade de Piracicaba, em São Paulo. Fazem parte desta edição 155 obras de 85 artistas, representando 22 estados.

Em comodato com a Bolsa de Valores de SP, o Masp, desde de junho, recebeu 66 obras, por um período de 30 anos. Entre eles, peças de Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

Em comodato com a Bolsa de Valores de SP, o Masp, desde de junho, recebeu 66 obras, por um período de 30 anos. Entre eles, peças de Di Cavalcanti e Anita Malfatti.

Uma iniciativa do SESC para difusão e intercâmbio das artes cênicas no país, o esquema conhecido como Palco Giratório fechará 2018 com 625 apresentações realizadas e mais de 1600 horas de oficinas, alcançando 1332 cidades brasileiras.

Pesquisa da Fipe feita com receitas alcançadas pelas editoras com livrarias on-line registra que eles evoluíram 15% de 2016 para 2017: passaram de R$ 87 milhões para 100 milhões. Já as lojas físicas obtiveram R$ 2,3 bilhões de faturamento.

Lançado pela Editora Senac-Ceará, o livro Repertório de Sabores – Coletânea de receitas das semanas da gastronomia regional da Senac, reúne culinárias de diferentes regiões do Brasil, difundidas regulamente nos Restaurantes-Escola da entidade.

Perto de completar 50 anos de sua primeira publicação entre nós, a Editora Carambaia prepara nova edição de Arquipélago Gulag, do autor russo Aleksandr Soljenitsyn, pela celebração do seu centenário. Embora mais condensada, terá as mesmas mil páginas originais.

Em reedição pela Editora Alfaguara, em formato de bolso, Aquela Água Toda, de João Anzanello Carras-coze, volta às prateleiras com ilustrações do premiado artista plástico Visca.

Pedro e o Lobo, fábula do compositor russo Serguei Prokofiev, recebeu adaptação do ilustrador Jean Claude R. Alphen e foi editado em quadrinhos pela Salamand.

Três livros de Paulo Coelho estão sendo transformados em série para a TV americana: Brida, O demônio e a Srta. Prym e A Bruxa de Porto Bello. Ausente do evento desde 2014, o autor é tido como presença certa à Feira de Frankfurt deste ano, em outubro.

Carlos Andreazza, principal executivo da Editora Record, festeja a publicação do livro-reportagem de Cristina Serra sobre a tragédia provocada pela mineradora Samarco em Minas e no Espírito Santo, classificando-o como obra-prima do jornalismo.

Filho do príncipe D. Eudes de Orleans e Bragança e neto do chefe da Casa Imperial do Brasil, D. Luiz Gastão de Orleans e Bragança, Luiz Philippe de Orleans e Bragança, de 49 anos, é autor do livro Por que o Brasil é um País Atrasado, lançado em 2017.

Antes do “adiamento” da atual temporada, o Prêmio Nobel de Literatura conferido pela vetusta Academia Sueca deixou de ser entregue em sete outras ocasiões: 1915, 1919, 1925, 1926, 1927, 1936 e 1949. Ainda assim, Willian Faulkner, vencedor deste último ano, só veio a recebê-lo em 1950.

Mal saída de Tudo o que Eu Sempre Quis Dizer, Mas Só Consegui Escrevendo, a atriz e escritora Maria Ribeiro fechou com a Cia. das Letras a produção do seu primeiro romance. Por ora ainda sem título, mas já engatinhando.

Neste segundo semestre, a Edi-tora Record põe no mercado Less, do americano vencedor do Prêmio Pulitzer-2018 de ficção, Andrew Greer.

Em capa dura, a Editora Panda Books saiu com o infantil Aventuras para Brincar, uma releitura do clássico Pinóquio, trazida em versos feitos por Penélope Martins e ilustração em bico de pena a cargo de Alexandre Camanho.

Duas obras de Ana Beatriz Brandão, de apenas 18 anos de idade – O Garoto de Cachecol Vermelho e A Garota das Sapatilhas Brancas – estão ganhando adaptação para se transformarem num único filme, ainda este ano.

Modificações no Conselho Curador do Prêmio Jabuti: saíram Eduardo Jardim e Luis Carlos de Menezes e entraram as editoras Tarcila Lucena e Mariana Mendes. Luiz Armando Bagolin, Jair Marcatti e Pedro Almeida seguem no órgão.

Companhia das Letras comprou os direitos de Vernon Subutex, da escritora francesa Virginie Des-pentes, que concorre ao Man Boker International Prize deste ano. E a Harper Collins adquiriu The Infernal Library, de Daniel Kalder.

Responsável pela venda de 3 milhões de exemplares de A menina que roubava livros, no Brasil, Markus Zusak lança seu novo romance, no mês de outubro, pela Editora Intrínseca. Em inglês, chama-se Bridge of Clay.

Planejado para lançamento em inglês, no mês de outubro, Drocul, de Bram Stoker, sairá na mesma época no Brasil, através da Editora Planeta.

Pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros registra aumento próximo a 15% no faturamento do setor referente ao primeiro semestre deste ano.

Autora de séries de sucesso na tevê, o livro O Medo e o Mar, de Maria Camargo, vai virar longa metragem para as telonas, com direção de Juarez Precioso e produção da TV Zero.

Sairá, em outubro, no Brasil, The Deal of True, última obra da crítica literária do The New York Times, Michiko Kakutani, vencedora do Pulitzer de crítica de 1998. Adquirida pela Editora Intrínseca, a publicação trata dos fake news, tão em evidência, atualmente.

A obra O Novo Processo Civil Brasileiro, volumes 1, 2 e 3, teve lançamento promovido pela Editora GZ, em homenagem ao ministro Luiz Fux.

A terceira edição da Festa Literária da Serra Imperial acontece em outubro, em Petrópolis, com a participação de vários nomes da literatura nacional.

O escritor e teólogo Leonardo Boff recebeu, em Vitória, o título de Doutor Honoris Causa, conferido pela Universidade Federal do ES.

A sétima edição da FLUP (Festa Literária das Periferias) terá sua culminância no Cais do Valongo, em novembro, após o sucesso da abertura dos ciclos de palestras com Martinho da Vila e Allan da Rosa, no Museu do Amanhã.

Roberto Amaral lançou Elei-ções e Propaganda – Como funcionam em 16 lições e mais uma, onde analisa o desempenho da propaganda no processo eleitoral.